Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


O que é ser professor?


(Re)Começo a postar com uma questão bastante interessante e intrigante. Ser professor, afinal, o que significa?

O Estadão publicou em seu site uma matéria sobre a queda em 50% da procura pelos cursos de licenciatura. Dentre as causas dessa diminuição é citado o baixo salário do professor. Ao terminar de ler a reportagem, dei uma rápida lida pelos comentários. A reportagem teve em média 160 comentários, os quais se desenrolaram entre opiniões, defesas e algumas hostilidades entre os comentaristas. Todos falavam que o salário é baixo, que não dá para sobreviver ganhando tão pouco, que não há uma valorização por parte do governo, que ninguém reconhece o papel do professor...

A discussão não para por aí. Daí eu me lembro de uma famosa propaganda feita pelos órgãos públicos, a qual perguntava qual o profissional mais importante e a resposta era: "o professor". Lembro-me também de um discurso bastante famoso o qual diz: "A educação é o futuro do nosso país!". Mas pergunto-lhes: Se a educação é algo tão importante, por que seus profissionais são tratados com tão pouco caso? Por que ao dizermos qual a nossa profissão abaixamos a cabeça e falamos baixo, como se estivesse com vergonha ou como se fosse uma criatura merecida de pena? Por que ao chegarmos à sala dos professores, num momento em que estão todos reunidos, se torna assunto principal as "piadinhas" sobre a nossa profissão? Será que devemos ser nós mesmos os principais autores desse cenário depreciativo? É justamente para ir contra esse cenário que retorno a escrever nesse blog.

E respondendo a pergunta, a qual foi escolhida para ser o título dessa postagem, eu digo-lhes que ser professor é uma profissão digna, engrandecedora, enriquecedora. Desconheço outra profissão que nos proporcione um intercambio cultural, de valores e de aprendizados maior do que a profissão docente. Sei que lidar com a formação de pessoas não é algo nada fácil, mas é um prazer infindo ver os resultados. Quando notamos o aprendizado absorvido e sua aplicação prática em coisas simples do dia-a-dia do aluno, não há recompensa maior. Ver um aluno passar no vestibular, vê-lo se tornar um cidadão de bem, consciente de seus atos, perceber que você foi um dos jardineiros que plantou uma simples sementinha para tal formação... Que felicidade. A sensação de que o dever foi cumprido.

Ser professor é analisar, é observar, é dar apoio e mostrar os diversos caminhos que podem ser seguidos para a construção do aprendizado. É aconselhar, é ser amigo. É ouvir nos momentos difíceis, é aceitar as críticas e buscar mudanças, é ser humano.

As responsabilidades que caem sobre o professor são diversas, mas assim ele não o seria se não soubesse lidar com todas elas. Até mesmo nas coisas mais absurdas, sempre há uma melhor maneira para resolvê-la.

Cada vez que olharmos para um médico, para um advogado, devemos nos lembrar que foram professores que o formaram, é claro que tudo vai do esforço de cada um, mas ninguém se forma sem a ajuda e orientação de professores.

Sempre que estivermos chateados com descaso público para com a profissão docente, lembremos de quem somos, do motivo pelo qual seguimos tal carreira. Lembremos que ninguém irá lutar por nós, que ninguém irá nos valorizar se nós não nos valorizarmos. Portanto, a quem fica a responsabilidade pela mudança desse quadro? Nós. Nós somos os responsáveis. Cabe a nós reverter esse quadro.

Há tempo buscava um tema para voltar (e espero não parar mais) a postar. Acredito que esse tenha sido um ótimo e importante tema. Algo para nos fazer refletir. Lembro-lhes que um dos objetivos desse blog, posto na primeira postagem, o de tratar temas importantes, informando-os e, quiçá, conscientizando-os.

Afinal, eu estou engajada nessa luta. Em prol do professor, em prol da educação. E você professor?

Espero que tenha alcançado meu objetivo. O de fazê-los pensar sobre nossa atual situação e, principalmente, o de conseguir fazê-los erguer a cabeça e dizer em alto e bom som: "Sou professor!".