Total de visualizações de página

domingo, 13 de setembro de 2009

Ensino de História


Há muito vem se discutindo nos meios acadêmicos a desvalorização da História no ensino básico. A disciplina de História tinha quatro aulas semanais, mas foi reduzida a apenas duas aulas.

Já pararam pra pensar como é pouco duas aulas para se trabalhar História? Já se perguntaram o que teria levado a isso, a essa desvalorização?

Muitos responderiam a essa questão dizendo q a culpa é dos professores, principalmente os do ensino público, que não se interessam em atualizar seus conhecimentos e suas metodologias de ensino. Em parte, sim. Mas nós que fazemos parte do curso de licenciatura em História, nós que estamos nos formando, e os já formados, já buscamos saber qual a raiz do problema? Ou será que não somos bons o suficente para lecionarmos História? Será que tanto estudo, tanto esforço não serviu para nada?

Em minhas observações ao longo da minha formação em História Licenciatura, percebi que, talvez, a raiz do problema esteja na formação do professor de História. Já observaram que, pelo menos aqui no Rio Grande do Norte, a formação em licenciatura quase não se difere da formação em bacharel? A não ser, claro, pelas pouquissimas quatro disciplinas de Educação e tres estagios (no curriculo novo são quatro) que somos obrigados a pagar. Não esquecendo que não há nenhuma disciplina referente ao ensino de História, nenhuma referencia a sua importância, a não ser, lógico, a importância da pesquisa histórica. Não devemos desprezar esta, mas para um curso de licenciatura, falta enfase neste. E acabamos por sair da universidade licenciados em História, mas com amplo conhecimento em bacharel. Daí eu lhes pergunto: Como é possível sairmos professores de História, se tudo que aprendemos está voltado para o bacharelado? Como o ensino da História pode ser valorizado se o próprio meio academico se esquece de sua importância? Logo ele que bem conhece a longa batalha da História para manter o seu lugar de Ciência Humana dentre as demais ciências humanas?

Pois bem, proponho-me a dar os primeiros passos (lembrando que não sou a primeira a pensar esse assunto) na tentativa de responder essas e outras questões, relacionadas à História ou não, com o intuito de valorizar o ensino de História assim como a educação de um modo geral.

Dando inicio a esse blog, ponho-me a disposição para discutir não só temas de História e educação, mas os mais variados temas. Sejam eles de nível acadêmico ou não, sejam polêmicos ou apenas besteirois.

Fico por aqui nesse nosso primeiro, encontro. Espero que tenham gostado e se interessado pelo tema que melhor discutirei nas proximas postagens.

Até breve...



=D*

5 comentários:

  1. Oi,

    Ótimo tema, se você me conhece, sabe que eu sou chato, portanto antes de postar algo tenha bases para argumentar, por que se não...

    ResponderExcluir
  2. Convivo diariamente com esta pessoa a quase três anos. E ultimamente ela vem me chateando muito com este TEMA, "LUIZ ninguém liga para a educação básica", grande novidade pensei, "a História está perdendo espaço", descobriu a Atlandida, porém "alguém tem que fazer alguma coisa", ai eu me toquei. Reclama de tudo é fácil, o difícil é ajudar a melhorar. Acredito que este espaço é para pessoas que realmente querem ajudar a História no Ensino Básico, portanto discussões sem sentido devem ir para outro espaço.
    Boa Sorte neste projeto, acredito, discordo, mas acredito muito em você.

    T G M

    ResponderExcluir
  3. Adorei Niara.
    Não sabia sobre essa redução de aulas.
    Muito bom abordar esse assunto.

    Continuarei lendo seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Niara, você acredita que nessa semana eu estava pensando justamente sobre isso? De como não diferenciação praticamente nenhuma no ensino da UFRN entre o bacharelado e a licenciatura. Realmente é algo que incomoda bastante. Apesar do curso de História-Licenciatura ter muito mais alunos que o bacharelado.
    Me parece que os professores de História da UFRN não estão muito preucupados com o ensino de História nos Ensinos Fundamental e Médio. Será queeles não percebem a diferença de se lecionar nesses níveis de ensino e lecionar a nível universitário?
    Fossem eles sair da universidade e começassem a lecionar numa escola comum eles não suportariam uma única semana. Claro, para alguns é muito mais fácil ficar falando lorotas atrás de um birô e passando seminários aos alunos, outros preferem fazer um monólogo ao invéz de um diálogo e depois passarem provas que pra responder em que ter uma mémória biônica, outros faltam e não repõem aulas, do que nos prepar pra sala de aula. Mas pra isso, eles precisariam começar a visitar as escolas, principalmente as da rede pública de ensino. Mas infelizmente isso não acontece. Se contianuar assim, o ensino de História nas escolas de nivel Fundamental e Médio estrá com seus dias contados.
    Parabéns, Niara por esse importante artigo com o qual você decidiu inaugurar o seu blog.
    Muito sucesso!

    ResponderExcluir