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sábado, 17 de abril de 2010

Olá queridos leitores. Por vários motivos, mantive-me por muito tempo sem escrever. Mas pretendo corrigir-me. Volto com o mesmo intuito do começo: discutir os mais variados temas, seja ele de História, Educação, poesias, literatura, cinema, uma simples informação ou simplesmente para compartilhar experiências. Este é o caso de hoje.

Minha postagem de hoje trata de uma dificuldade que eu e vários outros professores nos deparamos diariamente em sala de aula: a indisciplina. Quero discutir e compartilhar experiências com o objetivo de encontrar soluções para esse probelma e ajudar os demais colegas de profissão que encontram-se com a mesma dificuldade para lecionar.

Espero que possamos ajudar uns aos outros, com dicas, idéias de estratégias que possam obter êxito em sala de aula.


Mais uma vez, desculpem-me pelo sumisso e obrigada pela participação de todos.

Até a próxima...


Indisciplina na sala de aula




*Humor com reflexão: no quadrinho, Calvin vive situações que deixam evidente as principais causas da indisciplina.



Um dos temas mais calorosos nas conversas entre professores é a indisciplina na sala de aula. Mas quais seriam as causas dessa indisciplina? Uns dizem ser culpa da família que não educou devidamente suas crianças, que a formação moral destas deveria ter sido feita pelos pais, que não cumprem o seu papel. Mas será que a falta de um movimento contínuo de construção e reavaliação de regras, mas o respeito a elas, que é a base de todo convívio em sociedade, é a única causa? Será que só a família é responsável por isso? É claro que os responsáveis pela criação são os pais, mas pela educação não somos nós professores?


Todos sabemos que a partir do momento que essas crianças entram na escola a responsabilidade é de todos que fazem parte da equipe dessa escola. Portanto, no ambiente da sala de aula os responsáveis pela ordem e pela conscientização da moral e dos bons costumes, do respeito ao próximo e da boa interação social, somos nós professores.


É do conhecimento de todos que, por muitas vezes, esses alunos possuem inúmeros problemas familiares, e que os mesmos refletem todas as suas angústias no seu meio social, no caso a escola. No entanto, a indisciplina pode ser o resultado de uma inquietação, uma certa revolta para como os métodos adotados pela escola e/ou professor.


Será que nós professores estamos sabendo utilizar e direcionar o nosso conhecimento em sala de aula? Será que métodos tradicionais de ensino estão funcionando? Castigo, punição, suspenção, são métodos adequados para reprimir a indisciplina? Será que devemos continuar ameaçando esses alunos para conseguirmos mantê-los disciplinados? Ou será que somos nós professores que devemos nos disciplinar e mudar de estratégias, de táticas a fim de conquistar esses alunos e conseguirmos fazê-los participarem das aulas e realmente aprenderem o conteúdo lecionado, ao invés de só decorarem o assunto para a prova?


Lembrem-se professores, a indisciplina na sala de aula também pode ser culpa de nossa atuação. Vamos buscar novos métodos, vamos tentar melhorar. A disciplina dos alunos pode começar a partir de boas ações de convívio e interação social de nós para com eles. Lembrem-se que nós também fazemos parte do ambito social da sala de aula e que também precisamos estar em boa sintonia com esse grupo social.


Hoje lanço esse desafio a todos nós professores. Peço aos meus leitores, amigos e colegas de profissão que reflitam essa semana e que busquem melhorar. Eu também estou nessa busca. Na próxima semana, espero compartilhar os resultados positivos das minhas novas estratégias de esnsino.


Para todos uma ótima semana. E boa aula!


Niara Pereira

Um comentário:

  1. Muito bom, Niara!
    Eu tenho uma sugestão.
    Sempre no início das aulas (principalmente aquelas aulas duplas), tirar 5 a 10 minutos iniciais para um "Momento de Reflexão". Nesse momento você, professor, pode passar uma mensagem para os seus alunos. Uma experiência, uma frase, um ensinamento ... qualquer coisa que leve à reflexão. Faço isso em minhas aulas e quando esqueço de fazer eles sempre perguntam: "Professor,hoje não tem momento de reflexão?"

    Acho que isso contribui e muito com a formação de caráter e personalidade desses jovens, que como Niara falou nas entrelinhas, são bastante carentes emocionalmente.

    Se possível, peça para que um dia ou outro eles próprios levem para a sala de aula os seus momentos de reflexão, também dá muito certo!

    E como Niara disse: Boa aula!

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