Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Indisciplina na sala de aula - Parte 2

Olá!
Mais uma vez venho discutir a questão da indisciplina na sala de aula.
Desde a última postagem, me dediquei às minhas turmas do 6º ano. Tentei de todas as formas conter esse problema. São turmas bem trabalhosas, com alunos desobedientes. Esses alunos desconhecem coisas como respeito, amizade, companheirismo, trabalho em equipe, cumplicidade. Confesso que tem sido bastante desgastante conseguir lidar com eles, mas não é impossível.
Tivemos nessa ultima semana, aulas de revisão para a prova. Resolvi revisar a disciplina brincando, como alguns alunos haviam me pedido. Fiz uma espécie de gincana em cada turma. Das quatro turmas do 6º ano, só consegui brincar (com certa dificuldade e um pouco de falta de interesse de uns) em duas turmas.
É bastante difícil lidar com turmas nas quais a maior parte dos alunos são repetentes, que não dão a mínima (salvo algumas excessões) ao que está sendo dado em sala de aula. E isso não é um observação e/ou reclamação só minha, todos os professores que trabalham com essas turmas estão sentindo a mesma dificuldade.
Mas, como já falei na postagem anterior, não me isento da causa de tanto desinteresse e indisciplina. Continuo a tentar. Seja por meio do diálogo, de estratégias em sala de aula, por conversa ou até mesmo (vez por outra é preciso) com um pouco de rispidez.
Após a semana de prova, darei início a um novo porcesso de integração desses alunos às aulas. Apesar das dificuldades, não pretendo desistir. Vou continuar tentando e, principalmente, arriscando.
Pretendo dar início a um processo de conscientização. Seguindo a idéia de um amigo e o projeto da coordenadora da escola, todas as aulas trarei para a sala de aula textos que contenham questões éticas de respeito e convivência.
Espero que na próxima postagem eu tenha notícias positivas e dicas interessantes para meus leitores. Afinal, ensinar também é aprender.
A todos...
Boa aula!
=D*