Total de visualizações de página

domingo, 13 de setembro de 2009

Ensino de História


Há muito vem se discutindo nos meios acadêmicos a desvalorização da História no ensino básico. A disciplina de História tinha quatro aulas semanais, mas foi reduzida a apenas duas aulas.

Já pararam pra pensar como é pouco duas aulas para se trabalhar História? Já se perguntaram o que teria levado a isso, a essa desvalorização?

Muitos responderiam a essa questão dizendo q a culpa é dos professores, principalmente os do ensino público, que não se interessam em atualizar seus conhecimentos e suas metodologias de ensino. Em parte, sim. Mas nós que fazemos parte do curso de licenciatura em História, nós que estamos nos formando, e os já formados, já buscamos saber qual a raiz do problema? Ou será que não somos bons o suficente para lecionarmos História? Será que tanto estudo, tanto esforço não serviu para nada?

Em minhas observações ao longo da minha formação em História Licenciatura, percebi que, talvez, a raiz do problema esteja na formação do professor de História. Já observaram que, pelo menos aqui no Rio Grande do Norte, a formação em licenciatura quase não se difere da formação em bacharel? A não ser, claro, pelas pouquissimas quatro disciplinas de Educação e tres estagios (no curriculo novo são quatro) que somos obrigados a pagar. Não esquecendo que não há nenhuma disciplina referente ao ensino de História, nenhuma referencia a sua importância, a não ser, lógico, a importância da pesquisa histórica. Não devemos desprezar esta, mas para um curso de licenciatura, falta enfase neste. E acabamos por sair da universidade licenciados em História, mas com amplo conhecimento em bacharel. Daí eu lhes pergunto: Como é possível sairmos professores de História, se tudo que aprendemos está voltado para o bacharelado? Como o ensino da História pode ser valorizado se o próprio meio academico se esquece de sua importância? Logo ele que bem conhece a longa batalha da História para manter o seu lugar de Ciência Humana dentre as demais ciências humanas?

Pois bem, proponho-me a dar os primeiros passos (lembrando que não sou a primeira a pensar esse assunto) na tentativa de responder essas e outras questões, relacionadas à História ou não, com o intuito de valorizar o ensino de História assim como a educação de um modo geral.

Dando inicio a esse blog, ponho-me a disposição para discutir não só temas de História e educação, mas os mais variados temas. Sejam eles de nível acadêmico ou não, sejam polêmicos ou apenas besteirois.

Fico por aqui nesse nosso primeiro, encontro. Espero que tenham gostado e se interessado pelo tema que melhor discutirei nas proximas postagens.

Até breve...



=D*